Brasil: o país dos "sem" - Artigo sobre a política < Artigos < Duplipensar.net  

 
Fernando Henrique Cardoso - 38º presidente da República Federativa do Brasil - Artigo Lula x FHC Luiz Inácio Lula da Silva - 39º presidente da República Federativa do Brasil - Artigo Lula x FHC Fernando Henrique Cardoso - 38º presidente da República Federativa do Brasil - Artigo Lula x FHC Luiz Inácio Lula da Silva - 39º presidente da República Federativa do Brasil - Artigo Lula x FHC Fernando Henrique Cardoso - 38º presidente da República Federativa do Brasil - Artigo Lula x FHC Luiz Inácio Lula da Silva - 39º presidente da República Federativa do Brasil - Artigo Lula x FHC  



Jonatas Oliveira - Publicado em 23.10.2006




Publicidade


Todo mundo que acompanha política pode perceber que Lula, antes de ser presidente, era a oposição mais chata que existe: aquela que a tudo critica, que em tudo acha defeito e não consegue ver nada de positivo em nenhum avanço de quem está no poder. Com um histórico assim, é natural que, quando o jogo vira e a oposição vira situação, a expectativa é grande, afinal: quem tanto critica é porque sabe a vai fazer muito melhor.

O atual presidente, assim como vários outros políticos que chefiam os Estados e municípios brasileiros, sempre bota a culpa no fracasso de seu governo no seu antecessor. Agindo assim, eles se isentam de culpa e de responsabilidade, afinal, no discurso padrão, não falta a frase: "tudo isso é por causa do governo anterior" num pseudotapa de luva de pelica.

Só que nota-se um oportunismo digno de estudo nessa história toda: quando algo dá certo, foi o "MEU governo" que fez dar certo. Vejamos o caso da economia brasileira: muita coisa boa aconteceu no mandato do atual presidente, tal como estabilização da pontuação percentual da inflação, aumento nas exportações, entre outras, e são condições que não foram conquistadas num curto prazo de três anos.

Quando falamos em política e administração pública, uma decisão que é tomada hoje não vai dar resultados, positivos ou negativos, de forma imediata. Temos que esperar o tempo passar e ver até onde aquilo vai nos conduzir. Em outras palavras, quando falamos nos aspectos positivos da economia brasileira, grande parte devemos ao governo anterior, que abriu caminho para isso. O governo atual, embora tenha criticado de forma irracional as atitudes de FHC, apenas continuou a mesma política e, como disse o ex-presidente Fernando Henrique, hoje "cacareja em cima dos ovos alheios".

Um outro exemplo é o caso da Petrobrás, que recentemente transformou o Brasil em um país auto-suficiente em termos de petróleo. Caro leitor, você acha que conseguiríamos uma vitória tão significante política e economicamente num mandato incompleto de um presidente que pratica o mais exacerbado populismo? Claro que não. Lula tem sua parcela de responsabilidade nessa história por também ter continuado a política PSDBista nesse sentido, mas todo o processo que culminou na nossa independência petrolífera começou no governo anterior.

Em suma, é fácil criticarmos, dizer que tudo que acontece de ruim é culpa de quem veio antes. Mas assumir que muitos dos nossos feitos foram possíveis graças à atuação de quem estava antes no poder, é difícil. A vaidade e a droga da autopromoção não deixa, fere o ego dizer que quem tanto foi criticado estava certo e render agradecimentos.

Para o possível segundo mandato do presidente Lula, quem será o Judas Iscariotes? O governo anterior foi dele mesmo, logo não é interessante se autoculpar e o ego, junto com os marqueteiros políticos, não permitem acharmos erros na nossa gestão. Dizer que o responsável é o ex-governo FHC pode cair na mesmice e, como se diz popularmente, "não vai colar mais". E então, todas as máscaras cairão e vários "eu não sabia" o povo brasileiro terá que engolir.

Leia também:
Fernando Henrique Cardoso - 38º presidente da República Federativa do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva - 39º presidente da República Federativa do Brasil
Todos os presidentes da República Federativa do Brasil
Especial Eleições 2006

[+] Envie este artigo para um amigo: