Tomate, morango e alface - Como eu vou viver sem tomate? O espaguete à bolonhesa e a pizza à napolitana estão ameaçados. Análise... < Artigos < Duplipensar
 

 
Papel higiênico literário Papel higiênico literário - Higiene mental Papel higiênico literário Papel higiênico literário - Higiene mental Papel higiênico literário Papel higiênico literário - Higiene mental
Recomende este artigo
Recomende o artigo "Papel higiênico literário - Higiene mental" de Jaime Leitão.

 

Papel higiênico literário

Jaime Leitão - Publicado em 16.06.2008


Os puristas e conservadores entortarão o nariz para essa idéia no mínimo original e exótica. Uma empresa lançou há pouco tempo na Espanha um produto que está fazendo o maior sucesso: o papel higiênico literário. Isso mesmo: papéis higiênicos, com papel e tinta especiais, trazendo obras de escritores clássicos: Cervantes, Shakespeare, Unamuno e outros grandes nomes da literatura espanhola e mundial.

As vendas têm sido muito boas. O dono da empresa, Raúl Camarero, justifica a sua ousadia com o seguinte argumento: "Hemingway dizia que clássico é o livro que todo mundo respeita e ninguém lê. O que estamos fazendo é levar o livro aos banheiros, aproximando a literatura dos homens". Completa: "E surge aí um conflito interessante: limpar o traseiro com uma bela obra e o dilema moral que isso representa". Da Bíblia foram colocados trechos do "Apocalipse", dos "Provérbios" e do "Cântico dos Cânticos", três livros extraordinários. Do budismo, os escolhidos foram o "Sutra do Lótus" e "O Livro Tibetano dos Mortos". Um dos sócios quis colocar trechos do "Corão", livro sagrado dos muçulmanos, mas os outros recuaram com medo de represália.

A idéia surgiu quando Camarero, que é diretor e autor teatral, escreveu uma peça sobre uma empresa que havia criado os tais papéis higiênicos literários. A peça ganhou um prêmio no Festival de Sevilha, fazendo com que Camarero propusesse a alguns amigos sociedade no empreendimento. O nome da peça é "Empreendedores", da empresa também. A realidade extraiu da ficção o produto, o que torna ainda mais interessante o projeto.


O autor mais solicitado pelos "leitores de banheiro" tem sido o genial poeta espanhol Federico García Lorca. Eu sou defensor ardoroso do livro e do jornal, mas não posso ser contra essa idéia que, de uma maneira ou de outra, estimula a leitura e pode fazer com que aqueles que não lêem livro passem a se interessar por eles depois dessa leitura feita na intimidade de um banheiro.

Ler é fundamental. Temos que buscar os mais variados suportes para que a leitura seja incentivada. Se uma empresa aqui no Brasil me procurasse e me propusesse publicar os meus microcontos em versão papel higiênico, eu toparia. Antes da higiene corporal, por que não fazer uma higiene mental, lendo trechos de uma obra? É claro que um romance não é uma boa idéia, mas frases, haicais, textos de humor e microcontos se dariam muito bem nesses rolos literários.

O preço não é para qualquer bolso. Um rolo de papel higiênico-literário na Espanha custa 3,70 euros, cerca de R$9,80. O comprador-leitor pode escolher a cor e a obra. As letras são grandes, com grande espaço entre elas, para facilitar a leitura. Os donos da empresa vêm sendo convidados para entrevistas em diversos canais de televisão da Espanha, prova que estão agradando.

Pedidos em: www.literaturaenpapelhigienico.com

Boletins Informativos Grátis
Cadastre-se e receba gratuitamente em seu e-mail os boletins do DUPLI
.