O príncipe continua atual - Artigo sobre o livro "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel (Nicolo Machiavelli) < Artigos < Duplipensar.net
 

 



Artigo sobre o livro "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel (Nicolo Machiavelli)
Paula Lameu

Nicolau Maquiavel em "O príncipe" escreveu uma "cartilha" de dominação ideal para manter qualquer um que esteja no lugar do príncipe no poder de uma nação. Considerado como o precursor da política moderna, foi o primeiro a desvincular poder e religião. Maquiavel escreve um manifesto ao "príncipe" de Florença, Lorenzo de Médici, o maior mecenas da Itália, dizendo que a mesma deveria se unificar como as outras
  Nicolau Maquiavel (Nicolaus Maclavellus, ou Nicoló Macchiavelli), autor de O Príncipe
 



 

nações européias, que estavam se tornando Estados Nacionais.

Pertencente à burguesia emergente, Médici tinha poder aquisitivo suficiente para ocupar a posição do "príncipe" da Itália e unificar os reinos de Milão, Roma, Nápoles, Florença e Veneza.

Com humildade e poesia, Maquiavel pede e justifica seu pedido colocando parábolas e exemplos bem e mal sucedidos da história da conquista dos povos. Isso só foi acontecer efetivamente no século XIX.

Baseado em pesquisas e na vivência da política em outros povos, Maquiavel mostra que todo príncipe, todo regente de uma nação antes de tudo deve ter a virt`u, ser virtuoso, inteligente em seus atos, que também deve estar equilibrada com a fortuna. Um príncipe só terá êxito se souber lidar com esses dois pontos.

O povo deve ser agradado pelo príncipe, pos aquele que é eleito pelo povo é mais difícil de destituir do que aquele que é eleito pela elite dominante.

Outros príncipes devem ser temidos pelo príncipe, os próximos e os distantes, os fracos e os fortes, pois a hipótese de sofrer invasões é constante e elas devem ser esperadas de todos os lados.

Muitas outras dicas foram dadas, além da descrição dos tipos de nações, ou "principados". O príncipe foi escrito a mais de meio século e continua atual, pois as relações políticas não possuem um fim e sempre que houver a relação dominante e dominado haverá política.

Leia também:
Os dois príncipes - Artigo sobre os livros "O Príncipe" de Maquiavel e "A Arte da Guerra" de Sun Tzu - Adilson Luiz Gonçalves

Livros relacionados com o artigo - O príncipe continua atual - Artigo sobre o livro "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel (Nicolo Machiavelli)

• O Príncipe - NICOLAU MAQUIAVEL (NICOLO MACHIAVELLI)
• A Arte da Guerra - NICOLAU MAQUIAVEL (NICOLO MACHIAVELLI)
• Biografia de Nicolau Maquiavel - ROBERTO RIDOLFI

  Influência de Maquiavel na literatura Nicolau Maquiavel (Nicolaus Maclavellus, ou Nicoló Macchiavelli), autor de O Príncipe Influência de Maquiavel na literatura

Recomende este artigo
Recomende o artigo "O príncipe continua atual - Artigo sobre o livro "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel (Nicolo Machiavelli)" de Paula Lameu.