Diário de Winston Smith << Duplipensar.net

Diário de Winston Smith
Winston Smith é o protagonista da obra-prima de George Orwell, 1984. Num mundo em que os todos são vigiados permanentemente através da tecnologia, Winston compra um simples bloco de papel para registrar seus pensamentos


  Diário de Winston Smith, o blog do Duplipensar.net

O presente é o passado
O Ministério da Verdade informa os próximos passos...
A melhor capa sobre o acidente com o avião da TAM ...
O Big Brother já está entre nós e ele é um computa...
Parabéns George Orwell
O motivo do vermelho da logomarca da candidatura d...
Morre Kurt Vonnegut
YouTube fora do ar. Na Tailândia
Militares britânicos: como confiar neles?
Arnaud Rodrigues no congresso - Humoristas ou cong...
Escolas de samba x Governo Federal




O passado é o presente
06.2004
07.2004
08.2004
09.2004
10.2004
11.2004
12.2004
01.2005
02.2005
03.2005
04.2005
05.2005
06.2005
07.2005
08.2005
09.2005
10.2005
11.2005
12.2005
01.2006
02.2006
03.2006
04.2006
05.2006
06.2006
07.2006
08.2006
09.2006
10.2006
11.2006
12.2006
01.2007
02.2007
03.2007
04.2007
06.2007
07.2007

Página Atual

 



Irã vence o Clássico do Mal



Ontem foram realizados 32 jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2006. Jogos do Brasil, Argentina, Uruguai, Holanda, Portugal, França e Inglaterra ofuscaram um verdadeiro clássico.

Pelo grupo asiático, iranianos e norte-coreanos protagonizaram um duelo ímpar do Eixo do Mal. Acusados de fazer parte de um eixo maléfico para o bem do planeta e da democracia, eles se enfrentaram em Pyongyang com estádio lotado.

A mídia norte-coreana, esta sim comunista, se empenhou em promover o jogo, pois a classificação para as finais do campeonato mundial representam muito para qualquer ditadura.

A história está recheada de casos de influência dos regimes totalitários nos campeonatos de futebol, como a Itália de Mussolini na década de 1930 e a vergonhosa Copa da Argentina em 1978.

Os visitantes resistiram a pressão de 70 mil pessoas e venceram os norte-coreanos por 2 a 0 com gols de Mehdi Mahdavikia e Javad Nekounam.

O Irã lidera com 7 pontos o grupo B e está mais próximo da classificação para a próxima Copa na Alemanha. Já a Coréia do Norte segue na lanterna do grupo e mantém chances, mas reduzidas, de classificação. Japão e Bahrein completam a chave.

Se os falcões perderam o "clássico do mal" de ontem, terão a chance de assistir o confronto do returno, marcado para o 3 de junho em Teerã.




Soberba?

Não estaria João Paulo II cometendo o pecado da soberba ao reinvidicar para si o título de Papa mesmo estando, claramente, incapacitado de exercer suas funções como líder supremo da Igreja Apostólica Romana?

Não caberia à uma pessoa em sua posição humildemente reconhecer suas limitações e abdicar do poder em nome de uma nova liderança?

Permanecendo no poder até o final de sua vida, João Paulo II não estaria demonstrando o mesmo orgulho que lideranças como Fidel Castro praticam?

Seu calvário televisivo seria a forma que a Igreja encontrou para contestar decisões como da opinião pública com relação ao caso Terry Schiavo? Se for isto, não seria uma atitude deshumana?

Tende piedade de nós




A César o que é de César

Desde que se lançou candidato a presidência da república César Maia passou a ser alvo pela imprensa carioca.

Estranho. Ex-queridinho da imprensa, César Maia, lançou-se candidato a presidente fora do combinado pelo Partido. Agora tem de enfrentar a fúria de quem controla o microfone. Do dia para a noite, todos os podres de sua administração são constantemente divulgados, um típico episódio orwelliano.

Na última eleição, há menos de dois anos, César Maia teve o apoio dos setores religiosos para derrotar o evangélico Crivella. É provavel que a eleição para prefeito do Rio de Janeiro teve um apelo religioso mais forte do que a do Iraque.

Maia sempre lançou novidades para aparecer constantemente na mídia. Seus famosos factóides sempre foram bem recebidos, divulgados e motivos de charges de apoio. Os mesmos chargistas criticam a sua capacidade.

O que aconteceu para os mesmos grupos , que no dia das eleições publicavam editorais conclamando a sua eleição, passassem a repudiá-lo?

Esse cara realmente é bom, como diria o seu slogan, ou foram anos de propaganda pró-César sobre os cariocas?

Ora, os grupos de comunicação estão quebrados. Comenta-se também sobre um PROER para os meios de comunicação durante o segundo mandato do metalúrgico com o 3 em 1 mais potente do páis.

Para que estragar a brincadeira. Ideologia? Existe alguma ideologia no PP (ex-PPB, ex-PDS, ex-Arena) exigir um cargo ao PT? Que país é esse?

Daqui até outubro de 2006 quem se lançar sem beijar a mão vai virar alvo. E não duvide se o Severino Xique-Xique se lançar candidato a presidente do república.




Pesos e Medidas

1.500 soldados estadunidenses e aproximadamente 18 mil iraquianos morreram até agora na guerra Iraque e EUA. Entretanto, foi uma decisão judicial que permitia a morte de Terry Schiavo que mobilizou o presidente George Walker Bush, todo congresso estadunidense e a opinião pública mundial em prol do direito à vida.

Os argumentos em defesa da vida humana parecem úteis ao sabor do momento e determinados apenas pelos interesses de parte da sociedade. Vidas perdidas em favor de benesses financeiras são baixas aceitáveis. Perder uma vida vegetativa é inaceitável do ponto de vista político. Aos menos é esta a leitura que se pode inferir das manifestações públicas a respeito do tema.

Terry Schiavo tem sua vida artificialmente assegurada através de aparelhos por 15 anos, após sofrer danos cerebrais. Devido ao rigor da lei estadunidense, sua morte não poderá ser induzida e restará aos médicos desligar os aparelhos para que ela morra após dias de sofrimento.

Estimasse que serão necessários 15 anos de intervenção militar estadunidense para restabelecer a ordem no Iraque. Nenhum organismo mundial, acordo internacional ou corte legalmente instituída foi capaz de impedir os EUA de iniciar a Guerra ao Iraque.




Deixai aqui toda privacidade

You waive any right to privacy.


Os usuários de programas para troca de mensagens instantâneas na Internet tem mais motivos para se preocupar. A idéia de que as mensagens eram armazenadas, filtradas e tinham seu conteúdo avaliado acaba de deixar o campo da especulação paranóica para entrar no campo do debate legal.
A America Online (AOL) acaba de alterar os termos de uso de seu popular programa de mensagens, incluindo um trecho em que condiciona o uso do sistema à perda de privacidade e de qualquer direito autoral relativo as suas conversas.

"Mesmo que você ou o detentor do conteúdo mantenham todos os seus direitos de uso, titularidade e interesse ao conteúdo enviado através de qualquer produto AIM (America Online Messenger), a AOL tem todo direito, titularidade e interesse em reunir este material para uso em trabalhos coletivos ou peças derivadas criadas pela AOL utilizando ou incorporando este conteúdo. E mais, enviando conteúdo através dos produtos AIM, você garante à AOL, suas filiais, afiliadas, subsidiarias, correlatas, agentes e licenciados o direito irrevogável e perpetuo de reproduzir, duplicar, distribuir, adotar, promover e executar este conteúdo mundialmente em qualquer veículo. Você abre mão de qualquer direito à privacidade. Você abre mão de qualquer direito à aprovação ou inspeção do uso deste conteúdo, bem como de solicitar qualquer compensação por seu uso."




A novilíngua na televisão

A rede Telecine lançou no dia 01/03 a Cyber Movie. Uma sessão de filmes com linguagem web voltada para adolescentes.

Entende-se linguagem web o português ultra-reduzido de programas de mensagens instantâneas, salas de bate-pap o e blogs juvenis.

A Cyber Movie, transmitida todas as terças-feiras no Telecine Premium, é apenas a prova que o mundo de 1984 não é passado. Quem sabe em 2084 a novilíngua estará presente.

No clássico de Georgel Orwell, o livro 1984, a novilíngua (newspeak) era o idioma oficial do megabloco da Oceania, um inglês reduzido a poucas palavras em que a cada edição dimunuía o número de palavras. Para que acha isso ficção conte quantas palavras são usadas em todas as letras de funk, axé, pop, sertanejo, etc. 200? 300?

Neste início de uso da novílingua as legendas são substuídas pelo português reduzido da internet. Segue abaixo o dicionário da palavras usadas no Cyber Movie:

aki - aqui
bjs - beijos
blz - beleza
c - se
cmg - comigo
c/ - com
d - de
eh - é
fzr - fazer
hj - hoje
hr - hora
i - ir
kerer - querer
kra - cara
ksa - casa
maluko - maluco
msmo - mesmo
mto - muito
9dades - novidades
nd - nada
ñ - Não
nu - no
ond - onde
pq - Por que
p/ - Para
pekeno - pequeno
q - que
qdo - quando
s - sim
tah - está
tbm - também
tc - teclar
Vc - você
xamar - chamar
xou - show

Alguns podem dizer que isto não é novo. A propaganda e muitos textos de legendas de cinema já trocavam o você por "v.". Seria a mesma intenção ao trocar "chamar" por "xamar". As redes de tv não são concessões públicas?

Maurício de Souza foi criticado ao lançar o gibi de Chico Bento com erros típicos de português.

Estão programados filmes para a faixa dos 14 aos 25 anos como: +Velozes e +Furiosos, 8 Mile - Rua das Ilusões, Jackass: Cara de Pau - O Filme, Por Um Fio e Corridas Clandestinas.

Para complicar ainda mais vale a pena ler no Dupli dois artigos sobre as constantes reduções da última flor do Lácio.

"Meux amiguinhux tão disaprendenu a ixcrever" Por: Jaciara Carneiro - Publicado em 01.03.2005

"Max tb naum eh o fim do mundo" Por: Adriel Diniz - Publicado em 08.03.2005.




Presidente pede renúncia

Calma. Foi na Bolívia. Em Pindorama o Ministério da Verdade não pára de jorrar números animadores enquanto o senado e imprensa capitalista abafam o escândalo de acobertamento de corrupção do metalúrgico mais rico do país.

E o PT vai dar um ministério para o PP, antigo PPB, ex-PDS, antiga Arena, a base de sustentação do regime militar.

Uma prova que não existe mais esquerdas ou direitas. Apenas aproveitadores e os fora-da-mamata. Estes são dois grupos que se revezam. Quando os FdM tomam o lugar dos Aproveitadores eles apenas mudam de papel.

E os tiriricas, pagodinhos, benjores e skanks? "Vou deixar a vida me levar..."




Compare

Filme 1984. Enquanto O´Brien tortura Winston Smith ele tem alucinações.


Fundo de tela de um conhecido sistema operacional.


Coincidência?




Histórias que nossas avós irão contar

Nossa história começa nos desertos da Arábia onde existe uma bela princesa chamada Jasmine. Um dia ela encontrou um jovem por quem se apaixonou profundamente e com quem desejou se casar.

O nome do jovem é Aladin e mesmo sendo um mero comerciante de verduras, foi preso pelo exército dos EUA e enviado para Abu Ghraib. Lá ele foi torturado, eletrocutado e espancado initerruptamente. Sua família continua em buscas de informações sobre ele, se está vivo ou não.