Diário de Winston Smith << Duplipensar.net

Diário de Winston Smith
Winston Smith é o protagonista da obra-prima de George Orwell, 1984. Num mundo em que os todos são vigiados permanentemente através da tecnologia, Winston compra um simples bloco de papel para registrar seus pensamentos


  Diário de Winston Smith, o blog do Duplipensar.net

O presente é o passado
A absoluta reconquista mexicana
George Orwell é o segundo melhor escritor britânic...
Jogador muda de nome para a Copa do Mundo de Rugby...
Corra que a polícia vem aí!
Bebê fica famoso na web antes de nascer
O Grande Irmão Chávez usa a tragédia do Peru para ...
Governo português, CIA, FBI e Vaticano alteram a ...
Decida pelo terceiro mandato de Lula
Curiosidades incovenientes do Pan
O Ministério da Verdade informa os próximos passos...


O passado é o presente
06.2004
07.2004
08.2004
09.2004
10.2004
11.2004
12.2004
01.2005
02.2005
03.2005
04.2005
05.2005
06.2005
07.2005
08.2005
09.2005
10.2005
11.2005
12.2005
01.2006
02.2006
03.2006
04.2006
05.2006
06.2006
07.2006
08.2006
09.2006
10.2006
11.2006
12.2006
01.2007
02.2007
03.2007
04.2007
06.2007
07.2007
08.2007
09.2007
02.2008
04.2008

Página Atual

 



Censura na internet não é privilégio nosso

Você acha que a Internet é censurada apenas nos países comunistas? No Brasil os honrados deputados querem censurá-la a qualquer custo. Entretanto a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) aponta que a censura na web está presente em todos os continentes.

A censura eletrônica está aumentando. Nós somos os mortos.

Com a força de sites independentes, comunidades em sites de relacionamentos, blogs, flogs, vlogs e outros tipos de logs a internet é um perigo para os que querem dominar pelo silêncio.

Claro que a maioria quer saber de pornografia e mostrar para todos as suas vidas vazias no Fotolog e Orkut. Uma minoria se expressa em espaços cada vez mais restritos. E estes espaços incomodam muita gente. Um blog pode incomodar muito mais.

No Irã, China, Coréia do Norte e Cuba existem presos por expressar a sua opinião. E tem gente no Brasil que acha estes países são bastiões da liberdade e da solidariedade. O antiamericanismo caricato não tem limites.

A China vai se tornar em breve o país com o maior número de internautas. E o maior número de internautas controlados. Recentemente a grande enciclopédia da web foi vigiada. Os gigantes fazem concessões de olho no enorme mercado e num país que cresce 10% ao ano. A tecnologia de censura chinesas são elaboradas por empresas ocidentais e já são exportadas para países dos cinco continentes.

Gostaria de viver num país onde é proibido ter conexão de internet em casa? Conheça o Turcomenistão. E que tal tentar acessar um webmail (Hotmail, Yahoo, etc.) e ver uma página de proibição de acesso. Mude-se para Burma.

Engana-se que os controles ficam em países "libertários" como Cuba e Coréia do Norte. A UE também é pressionada a não deixar que os provedores de acesso bloqueiem ou mantenham registros de navegação.

Este é o nada admirável mundo novo.




O suicídio do jovem gaúcho na internet

Fiquei pensando naquele jovem gaúcho que anunciou o seu suicídio na Internet.

Ele procurou em fóruns e nos sites de relacionamento a melhor forma de cometer suicídio. A polícia começou a investigar possíveis incentivadores. O adolescente marcou dia e hora de sua morte. Virou um ícone em comunidades/sites bizarros.

11h de 26 de junho. Na hora marcada ele não se matou. Os internautas incentivaram-no ainda mais. Seu plano era se matar intoxicado com o gás do banheiro. Ele tentava, não suportava o calor e voltava ao micro para relatar o caso. Do Canadá veio o aviso da tentativa de suicídio. A polícia brasileira foi chamada, mas quando chegou ele já estava morto.

A internet é a terra das coisas bizarras. A internet não vai salvar o mundo.




Justiça dos EUA também quer vigiar a Internet

Não é só no Brasil que quer integrar o G-13 da Internet do IngSoc. Países que controlam a internet são (Bielorússia, Burma, China, Cuba, Egito, Irã, Coréia do Norte, Arábia Saudita, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Uzbequistão e Vietnã). O Brasil do Lula que sonhou com cadeira do Conselho de Segurança da ONU vai ficar mesmo com o G-13 do Ingsoc. E com uma tremenda ajuda da oposição.

O chefe do Departamento de Justiça dos EUA, general Alberto Gonzales, afirmou recentemente que o congresso deveria gravar os dados dos internautas com o "nobre" propósito de proteger a América do terrorismo, crimes e pedofilia.

Sabe a história do incêndio do Reichstag?




Censura driblada na China

É a velha história: logo após a invenção do cinto de castidade surgiu o abridor de latas.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram um modo de burlar o controle de conteúdo na internet da China. Para quem não sabe ou acha que o comunismo traz a liberdade o conteúdo da internet na China é controlado pelo governo. A filtragem é controlada automaticamente através de palavras-chaves banidas.

Para driblar o Grande Irmão Chinês os pesquisadores sugerem usar um software especial ou criar mudanças no software de firewall dos usuários para ignorar o controle.

O grande entrave é que as grandes empresas dos EUA se sujeitam às regras chinesas de olho na mão-de-obra barata e no imenso mercado em potencial. A corda sempre arrebenta no lado mais fraco. O consumidor.




O Big Brother do RH zela por ti

Cuidado com as comunidades que você participa.

A empresa CareerBuilder revelou um dado que qualquer pessoa sensata já sabia. Os seus dados nos sites de relacionamento podem ser seus inimigos.

A empresa de ofertas de emprego constatou que 63% dos contratadores desiste de contratações devido às consultas à Internet sobre os candidatos. A maioria das desistências refere-se a ofensas ao emprego anterior, comunidades impróprias para o cargo oferecido.

O estudo traz um dado alarmante. Mais de 1/4 dos gerentes de RH nos EUA consultaram os sites de busca para saber mais sobre os candidatos. 12% consultaram os sites de relacionamento (MySpace, Friendster, Orkut, etc.). Destes que fizeram as buscas 51% desistiram das contratações.

Existe um outro lado que muitos brasileiros "espertos" ainda não descobriram na superexposição de suas vidas (Fotolog, Orkut, etc). 64% dos executivos de RH decidiram contratar justamente por que acharam dados relevantes e qualificações sobre os candidatos.

Se eles vigiam a sua vida antes de você entrar na empresa, imagine durante e depois.




Poluição é progresso



Nos anos 60 e 70 do século passado o governo militar criou a campanha mais duplipensada do país. "Poluição é progresso". Hoje em dia isto soa tão surreal quanto os anúncios de cigarro protagonizados pelos Flintstones ou as propagandas antigas que destacavam os refrigerantes como remédios ou como alimentos saudáveis.

Guerra é Paz...




Cenas homossexuais cortadas em filme egípcio

No Kuwait homossexualismo no cinema não pode. Se o filme for estrangeiro pior ainda.

70 minutos do filme egípcio "O Edifício Yaqubian" (Omaret Yakobean / Yacoubian Building) foram "vaporizados" para que fosse permitida a sua exibição no Kuwait. O longa-metragem só não virou um médio-metragem porque o filme tem 2 horas e 41 minutos de duração. Mais de 40% da obra foi censurada.

A história mostra a relação de um jornalista com um soldado. Mesmo assim foram cortadas cenas consideradas obscenas do protagonista com mulheres.

O filme foi um grande sucesso no Egito. No IMDB tem a média de votos de 8.0 (mais de 260 votos).

No Egito o "O Edifício Yaqubian" estreou em junho, em seu próprio país o filme foi alvo de discussões e tentativas de censuras dos nobres, justos, corretos, honestos e dignos parlamentares.

A suspeita maior da tentativa de censura é que o filme aborda também a corrupção política e a tortura. Um pesadelo muito maior para os políticos do que o homossexualismo.




Porta-voz nega que Lula tenha falado em fechar Congresso

Em setembro André Singer negou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o fechamento do congresso. O porta-voz da Presidência divulgou uma nota com uma "tentativas de causar confusão" dentro do "contexto eleitoral".

A versão oficial contrapõe o texto do jornalista Elio Gaspari publicado nos jornais "O Globo" e "Folha de S. Paulo".

Lula teria dito a empresários: "A vontade que dá é de fechar esse Congresso e fazer o que é preciso" e "A China cresce mais que o Brasil porque é uma ditadura, onde as leis não precisam passar pelo Congresso".

Bom Lula, agora você já pode fazer uma nova constituição, reeleger-se novamente em 2010 e fechar o congresso. Se ?este país? crescerá mais do que a China, aí são outros quinhentos.




O dragão do senado brasileiro contra a santa Justiça alemã

Enquanto o Senado "destepaís" tenta amarrar a Internet a pedido dos Bancos e de interesses escusos, a Justiça alemã decidiu que um dos maiores provedores "daquele país" terá de apagar os registros de seus usuários - caso eles solicitem.

Se um usuário do T-Online quiser o provedor terá de apagar os logs de IP de sua base. O provedor recorreu e perdeu na justiça.

Enquanto isso no Brasil...

Um dos pontos mais polêmicos da polêmica lei de crimes digitais que será votada pelo Senado é a exigência aos provedores manter um completo cadastro de seus usuários. Além disso, esses terão de validar o acesso aos internautas com base em seus dados pessoais. A era do anonimato na internet no Brasil pode chegar ao fim. Se for aprovada a lei os provedores ainda terão de manter os registros de acesso (logs e endereço IP) por no mínimo três anos.

Acha pouco? O nobre senador sugeriu responsabilizar as professoras pelo uso que os alunos fazem da internet nas escolas.

Qual a desculpa? Segundo o ex-governador é "responsabilizar o uso da internet". Censura? Não. Não vamos usar esta palavra feia que os críticos do Conselho de Jornalismo e da Ancine usavam. Vamos de "controle responsável", "prudência", "limites legais".

Para não cair no Buraco da Memória: o projeto foi redigido pelo senador ex-governador de Minas Gerais, o senador Eduardo Azeredo (PSDB). Azeredo foi funcionário da IBM por mais de 10 anos e foi acusado por Ibrahim Abi-Ackel (Relator da CPI do Mensalão) de ser responsável pela transferência de R$ 150 mil da empresa SMPB de Marcos Valério para sua campanha em 1998. Abi-Ackel por sua vez já foi alvo de escândalos quando foi ministro da justiça durante o governo do general Figueiredo.

O escândalo foi tão grande que o projeto foi engavetado. Por enquanto.




Quais são os 13 países inimigos da liberdade na internet



A Repórteres sem Fronteiras (Reporters sans frontières) fez uma manifestação no dia 07.11 para defender a liberdade de expressão na Internet.

A organização francesa colocou 13 países na lista negra da Internet: Bielorússia, Burma, China, Cuba, Egito, Irã, Coréia do Norte, Arábia Saudita, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Uzbequistão e Vietnã.

A ONG fez protestos on-line e ao vivo com um mapa gigante com os países considerados inimigos da liberdade na Internet. Pelo menos 60 pessoas estão presas nestes países por divulgar suas opiniões na rede. As tietes de Fidel não sabem e nem viram nada.

Se depender dos deputados brasileiros o Brasil será o 14º país da lista em 2007.




Perdeu a eleição? Hora de chamar a Justiça para a recontagem



Muita gente reclama dos EUA, mas o sistema de eleições de dois em dois anos deles é muito melhor do que várias eleições juntas de quatro em quatro anos no Brasil.

O povo é democrata. Não acredito. Eles deram o recado ao governo. No Brasil teremos que sofrer com estes deputados, governadores e presidente até 2010. Agora não adianta mais chorar o voto derramado na urna eletrônica.

200 milhões de eleitores nos Estados Unidos poderiam votar se quisessem. O voto obrigatório só ajuda a eleger criaturas bizarras e coronéis. Claro que o voto não-obrigatório elege pessoas bizarras, mas não ser feriado nem ser obrigado a dar o seu voto melhora a qualidade e o interesse. Os estadunidenses foram às urnas para renovar toda a Câmara dos Representantes (deputados), um terço do Senado e 36 governadores dos 50 Estados do país.

Após a acachapante vitória democrata na Câmara dos deputados, governos estaduais e senado a crise dos republicanos é evidente. A primeira peça do dominó a cair foi Donald Rumsfeld, o todo-poderoso secretário de Defesa americano. Rumsfeld, aquele que apertou a mão de Saddam e depois invadiu o Iraque renunciou o cargo hoje. Rumsfeld já queria sair e aproveitou o momento.

Os democratas já asseguraram a maioria dos deputados na Câmara dos Representantes e conseguiram eleger 28 dos 36 Estados que tiveram eleição este ano (77,8% dos Estados). Nem o know-how que Bush pediu a Lula funcionou.

Agora a Justiça entra em cena. Os democratas venceram também no senado, mas nos Estados de Montana e Virgínia a margem foi muito pequena. Em Montana a vantagem do democrata foi de apenas 1.500 votos. Nestes casos as leis estaduais permitem recontagem.

Os democratas conquistam maioria na Câmara pela primeira vez em 12 anos. É verdade. Este é um marco que pode mudar algumas decisões dos EUA. Tietes de Michael Moore - Acalmem-se. Isto não quer dizer que eles sejam fanáticos pelo P-Sol.

O burro é o mascote dos democratas. O Burro Benjamin de "A Revolução dos Bichos" diria sobre qualquer um que fosse o resultado: "None of you have ever seen a dead donkey".

A recontagem dos votos legitimou a vitória de George W. Bush sobre Gore em 2000. E agora? Tudo pode acontecer, mas o resultado será sempre os mesmos, não importa se o Elefante ou o Burro vencerem a eleição, os porcos sempre serão os vencedores.




O gás e a barra de chocolate

No genial 1984 a ração da barra de chocolate diminuiu aos habitantes. Ração? Isto mesmo, em tempos de guerra as pessoas recebem rações de comida. Como na distopia de Orwell a Guerra é infinita as pessoas vivem à vontade do governo.

A propaganda do Partido conseguiu convencer que a ração de chocolate havia aumentado, quando na verdade o governo a diminuiu. Como pode isso? Simples. Vamos tomar os exemplos dos juros no Governo Lula. Subiram horrores nos três primeiros anos, no último (eleitoral) as taxas diminuíram. Você pagou mais nos anos que não tiveram eleições. E voltará a pagar mais novamente. Afinal, por que trocar o certo pelo duvidoso? Deixa o homem descansar. Trabalhe mais! Napoleão tem sempre a razão! Esta é a força do povo! No lombo! Plaft!

José Sergio Gabrielli afirmou aos jornais que o preço do Gás está defasado. E jura que nada tem a ver com o Evo Morales. Palavras do presidente da Petrobras: "O preço do gás no Brasil precisa ser reavaliado, independentemente do que acontece na Bolívia. Tem de ser reavaliado".

Então tá.




Deixem o homem descansar até 2010



Os marqueterios informam aos militantes ingênuos: a eleição acabou. Agora a estrela vermelha pode voltar aos holofotes

Lula partiu com o seu luxuoso Aerolula para passar o feriado na base naval de Aratu, em Salvador. A ex-base da marinha dos EUA na Segunda Guerra foi o local escolhido também por FHC após derrotar Lula em 1998. O significado é claramente político. Depois de anos de ACM a Bahia será governada pelo PT.

Segundo as fontes oficiais a viagem foi para recarregar as baterias após uma cansativa campanha. Você duvida que o descanso não vai acabar até 31 de dezembro de 2010?

Enquanto isso...

Aeroportos lotados. Controladores de vôo insatisfeitos. Consumidores esperando várias horas nos saguões dos aeroportos. Acidentes fatais em estradas esburacadas. Assalto nas rodovias. Pobres pagando a prestação das Casas Bahia sem dinheiro para viajar.

É para isso que nós pagamos os pesados impostos? O povo trabalha e os ?eleitos? descansam. Esta é a força do povo!

O encanto da eleição passou. Hora de se arrepender do voto.




Casa branca elogia a condenação de Saddam Hussein e o sistema judicial iraquiano

A história é escrita pelos vencedores.

Saddam era um assassino? Era.
Saddam era um ditador de direita? Era.
Saddam era aliado dos EUA? Era.
Saddam vivia na riqueza com a força do povo? Sim.
O povo deixava o Homem (Saddam) descansar? Sim.

É ridícula as declarações de George W. Bush que o Iraque agora é uma democracia, que o poder pertence ao povo iraquiano e que a justiça iraquiana caminha para a perfeição.

Imagine os EUA invadidos, Bush também não seria enforcado por crimes contra a humanidade? Algum inglês, russo ou estadunidense foram inocentes na Segunda Guerra?

A esquerda adora Saddam. Um ditador sanguinário de direita ex-aliado dos EUA, que entrou em várias guerras com a força do povo. O povo no chicote e ele nos palácios.




Big Brother Político na Argentina



Já ouviu falar de Jorge Telerman?

É o prefeito de Buenos Aires, capital do Brasil para os americanos. Telerman adotou o sistema de despachar durante algumas horas com câmaras para que o povo de BA possa vigiá-lo.

Duas câmeras registraram o passo-a-passo do prefeito. No site da prefeitura a população acompanhava em tempo real. Dizem que a idéia do "Prefeito Online" foi do próprio Telerman. Ok.

A idéia do programa é aproximar o prefeito da população e dar transparência a sua gestão. Transparência é uma palavra muito usada pelos políticos de todo o mundo atualmente. Claro que o "Prefeito Online" não ficará todo o tempo. A transparência é opaca, limitada e fajuta. Se tiver algum item impopular ou o que os petistas chamam de "aloprar" certamente será feito na hora em que as câmeras estiveram desligadas.

Deveriam tornar esta idéia obrigatória e em tempo integral. Seria muito mais difícil o "homem" dar desculpas que não sabia de nada, não viu nada e nem quer saber.