A realidade e a fé em Star Wars: fatos históricos < Fábulas e realidade nas trilogias de Star Wars < Dossiês < Duplipensar.net Português do Brasil  English 
 

 


 


Danilo José Figueiredo - Publicado em 23.10.2003




Publicidade


Para que se analise o Universo de Star Wars segundo a proposição deste trabalho, irei realizar analogias com vários períodos e personagens de nossa História.

Inicialmente, a expansão dos humanos de Coruscant, cerca de 10 mil anos antes do primeiro filme, marca a posse do território mundial pelos humanos e a preponderância de nossa raça sobre os perigos da natureza.

Podemos dizer que a descoberta do Lado Negro e o racha no Conselho Jedi são comparáveis ao episódio Bíblico de Adão e Eva comerem o fruto proibido e, em conseqüência, terminarem expulsos do Paraíso.

O Império Sith, formado pelos Jedi dissidentes pode ser comparado aos grandes Impérios Teocráticos do passado, mais precisamente aos da América Pré-Colombiana. Nesses Impérios, as regras comportamentais eram tão diferentes daquelas estabelecidas pela moral Judaico-Cristã, que aos olhos dos menos esclarecidos, atos como o sacrifício humano e as deformações cranianas propositais, além do auto-sacrifício voluntário puderam e podem parecer práticas nefastas, certamente praticadas por aqueles que não têm Deus em seus corações. Sendo assim, a aniquilação do Império Sith com a justificativa de destruir o Lado Negro da Força é equivalente da destruição dos Impérios Inca e Asteca com o objetivo de levar aos pagãos a palavra de Deus.

O pano de fundo das disputas políticas nos episódios I, II e III pode ser muito interessante, mas do ponto de vista analítico pode ser comparado meramente a uma análise negativa de como Caio Otávio César teria, após a morte de seu tio Caio Júlio César, manipulado os acontecimentos em Roma para conseguir o tão sonhado título de Imperador (não entrarei nessa questão, mas as intrigas de poder em Roma eram muito mais complexas; no entanto, sem sombra de dúvida, serviram de inspiração para as intrigas de Palpatine em Star Wars).

Voltar para o Especial Fábulas e realidade nas trilogias de Star Wars »


[+] Envie este artigo para um amigo: