A realidade e a fé em Star Wars: introdução < Fábulas e realidade nas trilogias de Star Wars < Dossiês < Duplipensar.net Português do Brasil  English 
 

 


 


Danilo José Figueiredo - Publicado em 20.10.2003




Publicidade


É certo que já existiram diversos textos, livros, artigos, sites... sobre a tão aclamada série denominada Star Wars, talvez o maior sucesso da História do Cinema. No entanto, não é de meu conhecimento nenhum outro trabalho cujo tema seja exatamente igual ao deste, ou seja, uma tentativa de comparação da vida do protagonista da série com a vida do homem mais famoso de todos os tempos: Jesus Cristo.

Antes que as críticas despenquem sobre minha pessoa, uma vez que é fácil criticar um texto antes mesmo de lê-lo (no entanto, tais críticas não são nada mais do que vazias de valor), quero deixar bem claro que o objetivo deste texto é científico, tanto que foi originalmente preparado para ser apresentado sob a forma de seminário no curso de História da Cultura I, ministrado pelo Professor Dr. Nicolau Sevcenko, na Universidade de São Paulo, e não religioso. Não exaltarei nenhum feito não comprovado e, ao contrário do que faz a fé, tentarei (sempre que convir ao texto) proporcionar explicações mais plausíveis a fatos legendários justificados pela Fé. A História é uma Ciência, não uma Religião.

Aos fãs da série, dentre os quais eu próprio me enquadro, devo dizer que a leitura deste texto pode proporcionar-lhes uma nova visão da saga que lhes é tão bem conhecida; afinal, para muitas pessoas no mundo Star Wars é hoje muito mais do que uma novela de cavalaria futurista, é sim, um modo de vida.

Espero que aproveitem a leitura.

Voltar para o Especial Fábulas e realidade nas trilogias de Star Wars »


[+] Envie este artigo para um amigo: