Lestásia, Eurásia e Oceania - O que são os Megablocos do livro 1984 < George Orwell < Duplipensar.net Português do Brasil  English 
 

 
Lestásia, Eurásia e Oceania - O que são os Megablocos do livro 1984 O que são Megablocos ? O que é megabloco ? Lestásia, Eurásia e Oceania - O que são os Megablocos do livro 1984 O que são Megablocos ? O que é megabloco ? Lestásia, Eurásia e Oceania - O que são os Megablocos do livro 1984 O que são Megablocos ? O que é megabloco ? Lestásia, Eurásia e Oceania - O que são os Megablocos do livro 1984  


Entenda as diferenças entre os megablocos da Lestásia, Eurásia e Oceania Publicado em 14.07.2004




Publicidade


Em sua obra-prima, George Orwell concebeu de modo visionário um futuro sombrio. O autor inverteu o ano no título para criticar que o totalitarismo vigente em 1948 não era obra apenas de ficção-científica.

Orwell descreveu um mundo dividido em megablocos, onde os indivíduos eram controlados todo o tempo através de teletelas e dos aparatos de denúncia do estado totalitário. O atual cenário macro-econômico ainda engatinha para essa reformulação politico-econômica e o controle de cidadãos e invasão de câmaras será uma 'necessidade' em nome da paz.

A Oceania (não confundir com o atual continente homônimo) recebeu este nome por ter países de todos os oceanos. Uma aglomeração da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), Sul do África, o atual continente da Oceania e o Reino Unido, ou Pista de Pouso nº1 (a definição não era pejorativa segundo o autor, entretanto é uma crítica a pátria colonizadora que virou colonizada). Os ingleses estariam fora do megabloco da Eurásia (Europa continental e países da Ex-URSS) da mesma forma que atualmente descartam o Euro. Orwell não precisava ser vidente para projetar uma unidade européia sem a Inglaterra.

A Lestásia é o terceiro-bloco formado pela união dos tigres asiáticos, China e Japão. Nada mais natutal que estes países se unam num futuro próximo para competir com os blocos da Alca e da União Européia. Existe ainda uma parte do planeta que está eternamente em disputa. O Oriente Médio e a África Saariana e a divisa entre a Eurásia e a Lestásia. Basicamente o mundo islâmico. As guerras imaginadas por Orwelll teriam sempre como pivô esta região. Afeganistão, Sudão, Filipinas, Palestina sempre estarão nas manchetes sob o controle do Ministério da Verdade.

Um possível acordo entre Chirac e Bush será tão propagado que todos irão se esquecer que a Oceania estava em 'guerra' com a Eurásia e não com a Lestásia todo o tempo.



Livro citado pelo autor do artigo:

Livro 1984 - Edição Comemorativa - GEORGE ORWELL

Leia mais em: Resumo do livro 1984 de George Orwell
Saiba mais sobre o livro 1984 de George Orwell
Saiba mais sobre a Biografia de George Orwell
Saiba mais sobre George Orwell

O que é Duplipensar?
O que é Teletela?
O que é Novilíngua?
O que é O Grande Irmão?
O que são os Megablocos?